A desvalorização da cultura na sociedade eminente  

Posted by Lorena M. in


Apesar da pluralidade cultural em que estamos inseridos, a grande maioria não usufrui dos conhecimentos repassados. Nossa sociedade caminha para um futuro de aperfeiçoamento tecnológico e decadência educacional. Sim, decadência. O governo pode investir cada vez mais em educação, mas o investimento é apenas financeiro. O descaso começa na própria sociedade que vê na escola publica um modelo falido de educação (e para a maioria das escolas essa é a realidade) enquanto alguns professores ensinam com dedicação, a maior parte esquece o que significa “ensinar” de fato.
Partindo das escolas (a base social) para os veículos de comunicação vemos outra vertente da mesma realidade. Lixo televisivo dominical, falta de informações primordiais, desinteresse pela leitura, descasos com bens culturais que poderiam ser aproveitados de melhor forma.
O superficial e fútil tem prioridade dentro das programações. Parece que criaremos gerações sistemáticas, sem senso critico com pouco subsidio cultural. Existe a necessidade gritante de musicas que nos tragam uma logica, uma reflexão ou sensibilidade e não musicas que se resumem em apenas uma oração em sentidos pejorativos. Reportagens que nos voltem para a realidade e para a esperança da melhora conscientizando a população, mas o que temos a disposição em larga escala são vídeos engraçados e gincanas sem sentido que poupam nossos queridos neurônios do árduo trabalho deles (não é de se espantar que o numero de pessoas com Alzheimer cresça assustadoramente pela falta de exercício cerebral).
Não é uma generalização, é apenas a esmagadora maioria. A sociedade não está perdida, apenas há nesse momento uma inversão de valores e prioridades. Não agimos como seres humanos pautados em uma opinião, seguimos modas. Que passam, dando lugar a outras igualmente sem significado.
A busca por um pensar, deve começar através da curiosidade construtiva, ou seja, compreender o que não sabemos, e não ignorar e fingir intelectualidade quando questionados sobre algo. O debate gera novos conhecimentos, novas teorias que movem a evolução. Se não houver sobre o que debater, para onde vamos¿.
É uma boa opinião fundamentada em conhecimento verdadeiro que forma uma personalidade. Uma imagem sem um conteúdo não tem valor (ou você compra um produto exclusivamente porque a embalagem é bonita¿). Portanto rever os valores e conceitos é redefinir o que somos e queremos ser. Existe a opção da mudança, e nosso papel é fazê-la virar realidade.

This entry was posted on quinta-feira, 28 de abril de 2011 at 08:57 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário